1 de out de 2013

Espelho meu, espelho meu, que tamanho tenho eu? 2º Período profª Clara.

Apresentei para a turma o livro “Bem do seu tamanho” de Ana Maria Machado. Questionei o que vocês pensam sobre o título e a imagem da capa. Ouvi suas hipóteses e em seguida contei a história.
 
Bem do seu tamanho
 Era uma vez uma menina. Não era uma menina deste tamanhinho. Mas também não era uma menina deste tamanhão. Era uma menina assim mais ou menos do seu tamanho. E muitas vezes ela tinha vontade de saber que tamanho era esse, afinal de contas. Porque tinha dias que a mãe dela dizia assim:
__ Helena, você já está muito grande para fazer uma coisa dessas. Onde já se viu uma menina do seu tamanho chegar em casa assim tão suja de ficar brincando na lama? Venha logo se lavar.
 Então ela achava que já era grande.
 Mas às vezes, também, o pai dela dizia assim:
 Helena, você é muito pequenina para fazer uma coisa dessas. Onde já se viu uma menina do seu tamanho ficar brincando num galho de árvore tão alto assim? Desça já daí. Se não, você pode cair.
 Ai Helena achava que era mesmo uma bebezinha que não podia fazer nada sozinha.    
  E era sempre assim. Na hora de ir ajudar no trabalho da roça, ela era bem grande. Na hora de ir tomar banho no rio e nadar no lugar mais fundo, ela ainda era muito pequena. Na hora que os grandes ficavam de noite conversando no terreiro até tarde, ela era pequena e tinha que ir dormir. Na hora em que espetava o pé com um espinho e queria ficar chorando no colo de alguém, só com dengo e carinho, sempre dizia que já estava muito grande para ficar fazendo manha. Se ela tivesse um espelho mágico, que nem rainha madrasta da Branca de Neve, bem que podia perguntar:
   ___ Espelho meu, espelho meu, que tamanho tenho eu?

Agora já conhecemos um pouco sobre tamanho vamos  utilizar a fita métrica como instrumento para medir: 1º altura, tamanho do pé, cintura, cabeça, comprimento dos braços, das pernas, etc... Também medimos os moveis da nossa sala, as crianças se divertiram muito, aprendemos brincando.










Expliquei que assim como tempos o tamanho dos pés o nosso instrumento também cada nota musical terá um tamnho e termos que medir cada um para alcançarmos o objetivo do instrumento musical. Utilizamos a fita métrica e medimos os canos a primeira base de todas as notas musicais é 50cm, e a 2 base cada nota musical tem um tamanho e teríamos que medir e marcar com canetão, para fazermos o corte do cano. Após manipulamos os canos observamos espessura, cor, formato.



























Nenhum comentário: