21 de fev. de 2014

ADAPTAÇÃO: O FIM DOS CINCO MITOS

Mito 1
Criança que não compartilha brinquedos não está adaptada:
 "Você tem de dividir o brinquedo com seu amiguinho." "Isso não é seu, empreste para ele." Frases como essas são comuns em uma sala de Educação Infantil. Para a criança, muitas vezes, elas podem soar como uma ordem, uma obrigação, causando choro e recusa. "Aos olhos dos adultos, a negação da criança em dividir é vista como egoísmo", esclarece Débora Rana. Criar uma situação ameaçadora, aumentando o tom de voz ou sugerindo uma punição caso a criança não divida ou colabore com um colega, não é o caminho.

O que acontece Nos primeiros anos de vida, a criança encontra-se num momento autocentrado do seu desenvolvimento e desconhece as regras de convivência social. A compreensão do sentido e do prazer de compartilhar virá posteriormente, depois de um processo mais amplo de reconhecimento do outro.

Mito 2
Criança adaptada é extrovertida e participativa
 Durante uma brincadeira de roda, a turma está toda junta, cantando. Apenas uma criança olha para o teto, cantarola baixinho alguns versos e não interage com as outras. A professora chama a atenção: "Cante mais alto! Você está triste? Por que nunca participa?" Certamente, quem age assim pensa que está incentivando a interação. Contudo, pode ocorrer o efeito contrário. "O mais adequado é se perguntar qual estratégia seria melhor para que a criança responda às atividades", diz Ana Paula Yasbek, coordenadora pedagógica do Espaço da Vila, em São Paulo. Elogiar apenas os alunos mais participativos aprofunda o sentimento de não-pertencimento. 
O que acontece Existem as crianças extrovertidas, como também as tímidas. O respeito à personalidade de cada uma é essencial para o processo de adaptação e o direito à timidez precisa ser assegurado. 

Mito 3
Na Educação Infantil, todos precisam ser amigos
 "Que coisa feia! Dá a mão para o seu colega." Fazer com que as crianças se tornem amigas não é tarefa da escola, mas ensinar a conviver é um conteúdo imprescindível na Educação Infantil. Nem crianças nem adultos são amigos de todas as pessoas que conhecem e não por isso a convivência pessoal ou profissional é inviável. O papel do professor é incentivar e valorizar o que as crianças têm em comum. A escolha sobre com quem elas desejam ter uma relação mais próxima é absolutamente dela.

O que acontece No período de adaptação, primeiro há a criação do vínculo para que o trabalho escolar aconteça. Ele deve estar baseado no respeito entre as crianças e entre elas e os professores. Aos poucos - e naturalmente -, a afetividade vai sendo construída baseada nas afinidades dentro do grupo.

Mito 4
Quando estão integrados ao grupo, os pequenos não choram mais
 Basta chegar à escola que as lágrimas aparecem. Se a mãe vai embora, elas aumentam. Na hora de brincar, de comer, de ler, choro. Muitos professores ficam desesperados e tentam distrair a criança mostrando imagens ou arrastando-a para um canto com brinquedos. Um engano, pois essa atitude pode atingir o objetivo imediato - que é acabar com o choro -, mas não resolve o problema.

O que acontece "Essa manifestação é apenas um sintoma do desconforto da criança", afirma Débora Rana. Interpretar esse e outros sinais - como inapetência e doenças constantes - é fundamental durante a adaptação. O que eles significam? Por outro lado, a ausência do choro não quer dizer que a criança está necessariamente se sentindo bem: o silêncio absoluto pode ser um indicador de sofrimento.

Mito 5
A presença dos pais nos primeiros dias só atrapalha a adaptação
 Na porta da sala, uma dezena de pais se acotovela querendo ver os filhos em atividade. A cena, pesadelo para muitos professores de Educação Infantil, que não sabem se dão atenção às crianças ou aos adultos, é representativa de um elemento essencial para que a adaptação aconteça bem: a boa integração entre a família e a escola, que deve acontecer desde o começo do relacionamento.

O que acontece Nem todo pai ou mãe conhece as fases de desenvolvimento da criança e as estratégias pedagógicas usadas durante a adaptação. Eles têm direito de ser informados e essa troca é fundamental na transição dos pequenos do ambiente doméstico para o escolar. A ansiedade dos pais vai diminuir à medida que a confiança na escola aumenta - e isso só acontece quando há informações precisas sobre a trajetória dos pequenos. 

Referencias:

http://gestaoescolar.abril.com.br/aprendizagem/adaptacao-fim-cinco-mitos-educacao-infantil-515710.shtml?page=0

PERÍODO DE ADAPTAÇÃO.

         
       02º PERÍODO DA PROFESSORA fABIANE.
                                
                                           


       02º PERÍODO DA PROFESSORA GRACIANI.




17 de dez. de 2013

Encerramento do ano letivo de 2013, CEI Lírio do Campo.

Cada ano que passa... Cada pequeno instante... E cada pensamento que temos sobre a importância de nossas vidas, revelam-se como marcas de grande significado em nossos corações a cada novo natal, a cada final e a cada início de um novo ano..


O tempo passa e com ele

Caminhamos todos juntos
Sem parar
Nossos passos pelo chão
Vão ficar



Este ano quero paz
No meu coração
Quem quiser ter um amigo
Que me dê a mão...

CEI LIRIO DO CAMPO DESEJA A TODOS UM FELIZ NATAL!!!! 

E UM PROSPERO ANO NOVO!!

16 de dez. de 2013

PALESTRA E CAPACITAÇÃO DO SAMU...

Os CEIs Lirio do Campo, Miosótis e Pedro Ivo, na tarde do dia 16/12/2013, estiveram reunidos na capacitação de primeiro socorros ministrado pelos Técnicos Ricardo e Josiane do SAMU.


10 de dez. de 2013

Amigo secreto da APP Lirio do Campo

PESSOAS ESPECIAIS...

"As pessoas especiais são aquelas que tem a habilidade de dividir suas vidas com os outros...Elas são honestas na palavra e nas atitudes, são sinceras e compassivas, e sempre dão por certo que o amor é parte de tudo. As pessoas especiais são aquelas que tem habilidades para doar aos outros, e de ajudá-los com as mudanças que surgem em seus caminhos.
Elas não tem medo de ser vulneráveis, elas acreditam que são únicas e tem orgulho em ser quem são. As pessoas especiais são aquelas que se permitem os prazeres de estar próximo aos outros e se importam com a felicidade deles. Elas vieram para entender que o amor é o que faz a diferença na vida. As pessoas especiais são aquelas que realmente tornam a vida mais bela. Seja sempre uma pessoa especial na vida de alguém..."







5 de dez. de 2013

Natal! É tempo de reflexão...

É tempo de refletir
sobre a mensagem do Natal.
Tempo de despir nossa alma
da intolerância, do egoísmo, da maldade,
da inveja, da arrogância, da luxúria,
da insensatez, do orgulho, do ressentimento.
Tempo de recomeçar acreditando num mundo melhor e igualitário,
onde todos se irmanem, numa comunhão de amor e de esperança!
Natal, nascimento de Jesus,
nosso salvador e redentor.
Natal, onde o mais importante
é a união das famílias
em nome do amor maior,
JESUS CRISTO!


Apresentações de natal das turmas vespertinas do CEI LIRIO DO CAMPO.


MATERNAL PROFªs Ana e Marcia.

I Período profª Fabiane.

II Períodos profªs Clara e Fernanda.

4 de dez. de 2013

HOHOHO....FELIZ NATAL!!!

E o Papai Noel passou por aqui...



... Trazendo muitos sorrisos e alegrias!

Festa de encerramento do ano 2013...

Vamos confraternizar!!!


A turma do 1ºPeríodo da professora Márcia apresentou à todos uma linda música de Natal, que mostrou quais são os melhores presentes de todo o mundo:



E o 1º Período matutino da professora Fabiane mostrou a todos os presentes que tudo que semear, também colherá, então, é chegado o Natal!



A turminha do 2ºPeríodo da professora Amanda abrilhantou nossa manhã com a apresentação da música: Natal Paz...



E encerramos com chave de ouro quando a turma do 2º Período da professora Loriane apresentou as músicas: Minha pequena luz e Vem que está chegando o Natal, onde os pais puderam participar junto às crianças...

Neste Natal deixe a sua luz brilhar!!!