12 de ago de 2014

Ação de conscientização promovida pelo Cei


  

Crianças do Cei Lírio do Campo participam de projeto em defesa do Rio Bupeva

Pequenos defensores do meio ambiente, no bairro Fátima

Atuar em prol da preservação de ecossistemas é o principal foco do Centro de Educação Infantil Lírio do Campo. A unidade escolar atende 200 crianças em regime parcial, no bairro Fátima. Entre os principais problemas na localidade, no entanto, está o descaso com o rio Bupeva.

Pensando nisso, professores buscaram o apoio de vários órgãos da Prefeitura, mobilizaram a comunidade em palestras, envolveram associações de pais e moradores e, com o auxílio das crianças, desenvolvem ações para estimular hábitos saudáveis e de respeito ao meio ambiente.

Dentro da 8ª edição do concurso teatral da Companhia Águas de Joinville, que neste ano tem o tema “Meu Vizinho é Um Rio”, o CEI desenvolve um projeto diferente.

Com sete baldes de margarina de 15 quilos doados pela comunidade, a professora da turma do 2º período, Fabiane Mireia Vieira Lourenço, contou com a ajuda de 24 crianças para decorá-los. Assim, o material reciclável virou lixeira sustentável. Os sacos de lixo foram doados pela Secretaria de Infraestrutura.

“Colocamos lixeiras no ponto de ônibus para ninguém mais jogar lixo na rua”, diz Tainara Cristina Ribeiro da Luz, de 5 anos. Ela, o coleguinha, Kauan Cherpinski (5) e o auxiliar de direção, Marcelo Ezio Przybyela, fizeram a instalação simbólica de uma lixeira sustentável no ponto de ônibus em frente ao CEI na manhã desta sexta-feira (18), acompanhados por mais 11 pequeninos.

Ação comunitária
Neste sábado (19), a partir das 9 horas, as crianças, seus familiares e os professores vão distribuir panfletos contendo noções de sustentabilidade à comunidade, instalar outras seis lixeiras nos pontos de ônibus e promover um mutirão de limpeza do rio Bupeva, situado em região de mangue.

A iniciativa conta com o apoio de pescadores, associações de moradores, agentes comunitários, bombeiros voluntários, o Instituto de Trânsito e Transporte de Joinville (Ittran), a Subprefeitura da Região Sudeste e a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema). A ação será adiada, caso chova.

Segundo a diretora do CEI, Sandra Regina Fachini Cordeiro, a limpeza do rio é fundamental. “Não raro encontramos sofás, televisões e geladeiras jogadas no rio. Com nossas ações, plantamos a semente da consciência ambiental para que a população passe a evitar o desperdício e polua cada vez menos”, destaca.

“Fazemos a nossa parte, além das salas de aula. Ajudamos a instalar cisternas de baixo custo no CEI e no bairro. Também estamos formando divulgadores do projeto, que incentivam a destinação correta do lixo orgânico e dos resíduos sólidos. Afinal, a escola é social”, completa Marcelo.

Um ambiente aconchegante
Logo na entrada do CEI Lírio do Campo, parte do muro recebe pintura, com animais e elementos da natureza. O coreto e a caixa de areia são rodeados por grama e brita. Um banquinho decorado com desenhos dos pequeninos, em frente a sala dos professores, já demonstra o caráter sustentável e transformador assumido pela unidade escolar.

Além de uma casinha de bonecas, há uma casa da árvore inteiramente pintada de verde. Lá, as crianças se divertem com um cabide repleto de fantasias, um baú com fantoches e máscaras doadas. As mesas do local são feitas a partir de restos de construções. A contação de histórias vira sempre um momento especial.

Ao lado esquerdo da quadra coberta, canteiros e a horta pedagógica recebem cuidados das crianças, dos pais e dos professores. Ali são plantadas várias frutas, verduras e legumes que complementam a merenda.

O CEI inicia um trabalho de compostagem que oferecerá adubo à plantação. A unidade foi uma das 38 contempladas com recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) – Escola Sustentável, do Ministério da Educação.

CEI Lírio do Campo promoveu ação de conscientização no bairro Fátima, em Joinville A ação ambiental de limpeza do rio Bupeva ocorreu na manhã deste sábado (19) [...] Veja mais em: http://ndonline.com.br/joinville/noticias/184359-cei-lirio-do-campo-promoveu-acao-de-conscientizacao-no-bairro-fatima.html.

Nenhum comentário: