Brincar
é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a criança pode
reproduzir o seu cotidiano. O ato de brincar possibilita o processo de
aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e
da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e
aprendizagem.
Para
definir a brincadeira infantil, ressaltamos a importância do brincar para o
desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físico, social, cultural,
afetivo, emocional e cognitivo. Para tanto, se faz necessário conscientizar os
pais, educadores e sociedade em geral sobre à ludicidade que deve estar sendo
vivenciada na infância, ou seja, de que o brincar faz parte de uma aprendizagem
prazerosa não sendo somente lazer, mas sim, um ato de aprendizagem.
Neste contexto, o brincar na
educação infantil proporciona a criança estabelecer regras constituídas por si
e em grupo, contribuindo na integração do indivíduo na sociedade. Deste modo, à
criança estará resolvendo conflitos e hipóteses de conhecimento e, ao mesmo
tempo, desenvolvendo a capacidade de compreender pontos de vista diferentes, de
fazer-se entender e de demonstrar sua opinião em relação aos outros. É
importante perceber e incentivar a capacidade criadora das crianças, pois esta
se constitui numa das formas de relacionamento e recriação do mundo, na
perspectiva da lógica infantil.
Referencia:
http://monografias.brasilescola.com/educacao/a-importancia-brincar-na-educacao-infantil.htm#capitulo_3
Nenhum comentário:
Postar um comentário