15 de jul. de 2013


HISTÓRIA : A CORUJA DA ARCA DE NOÉ!

Sugestão para trabalhar a história " A coruja da arca de Noé ( Vinícius de Moraes)


                                                       
     

11 de jul. de 2013


SUGESTÕES DE ATIVIDADES DE ARTES VISUAIS

Pintura impressa: Como fazer: Pinte sobre uma mesa ou suporte qualquer, em seguida coloque uma folha por cima, pressione com as mãos e depois retire-a novamente. Você verá que a pintura da mesa passou para o papel de forma invertida.

Pintura escorrida: Como fazer: Utilize uma seringa para espirrar tinta sobre a folha. Você verá que obterá diferentes resultados se apertar a seringa com rapidez ou devagar.

Pintura com cola e anilina Como fazer: Desenhe com cola branca na folha de papel, espere secar e depois cubra de anilina. O desenho com cola se destacará na anilina e dará um efeito visual muito legal.

Pintura com bolinha de gude. Como fazer: Pegue uma forma de bolo retangular, coloque uma folha branca dentro, pingue tintas coloridas, coloque bolinhas de gudes por cima e mexa a forma devagar de forma que as bolinhas se movam sobre a folha e a tinta. Depois que pintar a folha, retire-a da forma, deixe-a e secar e exponha sua linda arte.

Pintura com papel crepom Como fazer: Corte em pedaços o rolo de papel crepom, umedeça na água e pressione na folha branca. Dica: Se fizer em sala de aula, deixe pouca água à disposição das crianças e escolha cores fortes, para melhor resultado.

Pintura no papel amassado Como fazer: amasse e desamasse o papel, depois pinte por cima com giz de cera. Pintura com galhinho de árvore Como fazer:Faça uma tinta rala, com guache e água, em seguida molhe um galho
pequeno de árvore e respingue em cima da folha de papel.

Pintura com fita crepe Como fazer: Cole pedaços de fita crepe espalhados na folha, pinte com guache nos espaços em que sobraram da folha, deixe secar e depois retire as fitas do papel.

Pintura com palito de picolé Como fazer: Pegue uma folha colorida, cubra-a com guache de uma cor diferente e depois faça um belo desenho com o palito de picolé. Você verá que a cor do papel aparecerá onde você passou o palito de picolé.

Pintura com cotonete Como fazer: Utilize cotonetes ao invés de pincéis. Molhe a ponta do cotonete na tinta e divirta-se. Pintura com garfo Como fazer: Passe tinta guache em uma folha e depois passe as pontas do garfo de leve sobre a pintura e veja como ficará. Pintura no laminado amassado Como fazer: Amasse e desamasse o papel laminado e pinte com cola colorida por cima. Dica: Você pode utilizar o papel laminado pintado com cola de glitter para fazer um tesouro.

Pintura no jornal. Como fazer: Corte um pedaço de jornal e depois pinte por cima com caneta ou tinta guache Barbante com tinta. Como fazer: Mergulhe um pedaço médio de barbante na tinta guache e depois coloque na folha branca. Espere um pouquinho e tire o barbante.




8 de jul. de 2013

Aprendendo a cada dia...

Dando continuidade ao nosso Projeto de Prevenção à Acidentes, as famílias colaboraram respondendo uma pesquisa sobre os acidentes que mais acontecem nas casas de nossas crianças. Todos os dados respondidos foram cuidadosamente organizados posteriormente com as crianças em sala de aula, o que resultou na construção coletiva de um gráfico demonstrativo dos acidentes domésticos mais comuns. 

Sobre tais acidentes, pesquisamos e  estudamos todas as formas de riscos e prevenção.
Levamos a nossa sala de aula a "Farmacinha " do nosso Cei, onde encontramos alguns materiais de primeiros socorros: como band-aid, termômetro  e algodão. As crianças puderam explorar e aprender mais sobre como usar cada item da caixa.


 Também distribuimos panfletos informativos e preventivos sobre a 'queda' e  as 'queimaduras', que são oferecidos nos site: http://criancasegura.org.br/.
Estes acidentes domésticos foram os mais citados pelos pais do Cei na pesquisa realizada.


As crianças aprenderam muito com um teatro de fantoches conatdo pela professora, sobre acidentes que acontecem com produtos tóxicos, com o objetivo de alertar sobre os perigos e instruir formas de prevenção, já que este foi o terceito acidente doméstico citado pelas famílias.Após o teatro, as crianças contaram, recontaram e inventaram historinahs com os bonecos, uns contando para os outros, brincaram e exploraram não somente os personagens do teatro, mas como todo o acervo de fantoches do noso Cei. Os pequenos adoraram, foi muito divertido.


Percebe-se neste final de semestre as mudanças nos comportamentos e falas das crianças, que já corrigem e orientam seus pais sobre certos perigos do nosso dia-a-dia, esperamos que nossos pequenos possam aprender ainda mais com o Projeto de Prevenção de Acidentes no nosso próximo semestre.

Até mais.....Beijos, Profª volante Solange.


FIQUE POR DENTRO!




SUSTENTABILIDADE

Devemos proporcionar  para nossas crianças da educação infantil , o conhecimento sobre a conscientização  de temas que envolvam meio ambiente e cidadania, desenvolvendo a construção de atitudes para a preservação e o desenvolvimento sustentável.





                                                                  








                                                                              

5 de jul. de 2013

2º PERÍODO PROFª LORIANE.

Momentos do 2º Período na horta.

1º Momento foi feito a limpeza,
2º Momento plantio da semente
3º Momento o transplante das mudas pro canteiro.







3 de jul. de 2013

Turma de 1º Período. Professora Fabiane.

Nada mais sério que uma criança brincando...

As experiências lúdicas geram prazer e, por sim mesmas, nutrem um profundo
sentido à própria existência. Muito além de apenas satisfazer sua curiosidade 

durante a brincadeira, a criança transforma a própria realidade com sua

 imaginação e organiza suas angústias, pois, neste momento, ela sente-se livre

 para expressar seus sentimentos...


PLANTIO DO ALFACE DOS 2ºS PERÍODOS DAS PROFªS CLARA & FERNANDA.

A horta faz com que as crianças participem das ações de educação alimentar e não fiquem como meros espectadores.



DIA A DIA DO MATERNAL B PROFª ANA & MARCIA.

 VIVENCIANDO DIFERENTES CONTEXTOS E AMBIENTES SOCIAIS.



2 de jul. de 2013

INFORMAÇÕES SOBRE A FESTA JUNINA

   







O mês de Junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região. É a festa junina, que se inicia no dia 12 de Junho, véspera do dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre nos dias 23 e 24, o dia de São João. Durante os festejos acontecem quadrilhas, forrós, leilões, bingos e casamentos caipiras.

A tradição de comemorar o dia de São João veio de Portugal, onde as festas são conhecidas pelo nome de Santos Populares e correspondem a diversos feriados municipais: Santo Antônio, em Lisboa; São Pedro, no Seixal; São João, no Porto, em Braga e em Almada.

O nome “junina” é devido à sua procedência de países europeus cristianizados. Os portugueses foram os responsáveis por trazê-la ao Brasil, e logo foi inserida aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.

A festa de São João brasileira é típica da Região Nordeste. Em Campina Grande, na Paraíba, a festa junina atrai milhares de pessoas. A canjica e a pamonha são comidas tradicionais da festa na região, devido à época ser propícia para a colheita do milho. O lugar onde ocorrem os festejos juninos é chamado de arraial, onde há barracas ou um galpão adaptado para a festa.

As festas de São João são ainda comemoradas em alguns países europeus católicos, protestantes e ortodoxos. Em algumas festas europeias de São João são realizadas a fogueira de São João e a celebração de casamentos reais ou encenados, semelhantes ao casamento fictício, que é um costume no baile da quadrilha nordestina.


HISTÓRIAS INFANTIS



Curta essas Histórias infantis mais famosas do mundo  "A Bela e a Fera..."